sábado, 5 de dezembro de 2015

Carta Aberta ao Sr. Jeremy Stone: sobre crimes confirmados e teorias fictícias.

ENGLISH VERSION http://somosunsbossais.blogspot.com.br/2015/12/open-letter-to-mr-jeremy-stone-on.html
No dia 13 de novembro fui acordado pelo Coordenador Geral de Fiscalização do IBAMA, me informando que soube através da mídia, que mais um filhote de jiboia com leucismo total havia sido encontrado no RJ e que eu deveria me inteirar dos fatos e resolver a situação. Poucas horas depois, após alguns telefonemas, tinha em minhas mãos um dos mais espetaculares animais silvestres que já tive a honra de ver com meus próprios olhos. Embora repleto de felicidade, senti um forte aperto no peito, por não ter podido fazer o mesmo com a outra serpente leucística encontrada em 2006 e pelo fato de que talvez jamais venha a poder fazer, face a sua suposta morte em terras estrangeiras através da mãos de seu captor e algoz.
  A historia do primeiro filhote ficou mundialmente famosa, infelizmente não pela sua beleza e raridade, mas sim pelo fato do mesmo ter sido traficado para os EUA em 2009 pelo Sr. Jeremy Stone, proprietário do criadouro comercial Jeremy Stone Reptiles, ficando conhecido como  o caso da “Princesa Diamante: A Serpente de Um Milhão de Dólares”.
  Em virtude das muitas especulações sobre mais essa aparição, fiz uma postagem em meu Facebook, com a foto do animal recentemente encontrado e com algumas informações sobre o caso, contudo, por motivos de segurança, sem mencionar o local exato onde o mesmo se encontra. Horas depois, recebi uma mensagem do Sr. Jeremy Stone e a partir dai soube que minha postagem já havia se espalhado pelo mundo e que já estava sendo divulgada no seu Facebook. Obviamente, como de praxe, com frases que visam me desqualificar.
  Essa não é a primeira vez que o Sr. Jeremy Stone me manda mensagens, muito menos é a primeira vez que o mesmo faz comentários desqualificantes à minha pessoa em sua pagina do Facebook ou mesmo em vídeos no seu canal do Youtube.
  Nada tenho contra críticas ou opiniões diversas das minhas e, obviamente não há que  se esperar que criminosos condenados nutram qualquer tipo de simpatia pelas autoridades policiais e judiciais, especialmente para com os que foram os principais responsáveis pelos procedimentos que o levaram à justiça. Contudo, como pra tudo nessa vida, há limites e, após a ultima mensagem, decidi escrever essa carta aberta diretamente direcionada a ele, contrapondo alguns de seus falaciosos argumentos. No Brasil, temos um dito popular: “quem fala o que quer, ouve o que não quer”.
  Seguem trechos da referida mensagem: “Você me considera seu inimigo. Eu amo todos os animais e a humanidade. Eu tenho boas notícias. Meu livro de resposta será legal e honesto para disputar sua teoria. E certamente eu não levei suas acusações de forma leviana. Mapeamentos e metadados foram feitos e atualizados” … “Esse agente policial do IBAMA Brasil continua a me perseguir. Eu não sei porque, mas eu sinto que uma tempestade civil esta por vir. Eu estou preparado.” “O caso comigo e os EUA está terminado. … Eu aprecio eles terem me tratado como profissionais, diferentemente desse cara" … e por ai vai.
  Caro Sr. Jeremy Stone, inicialmente, mesmo sem entender direito o que isso possa vir a  querer significar, já lhe adianto que não existem mapeamentos ou metadados a serem feitos ou atualizados. Nada durante as investigações foi feito às escondidas. Todos os fatos apurados estão devidamente documentados, foram apresentados às autoridade brasileiras, às autoridades dos EUA e são do seu conhecimento e de seus advogados.
  Acho ótimo que o Sr. não tenha levado minhas acusações de forma leviana. A bem da verdade, sequer são acusações, são apenas a realidade dos fatos investigados e confirmados. Além disso, no Brasil nós também não estamos levando de forma leviana todos os atos criminosos cometidos pelo Sr., mas isso eu acredito que o Sr. já tenha notado.
  E mais, não Sr. Jeremy Stone, não sou seu amigo! Muito menos sou uma pessoa doente, nem fui diagnosticado como portador de TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). A menção ao referido transtorno feita em meu livro, se deu de forma jocosa, como é do feitio do povo brasileiro, especialmente o carioca. Também não sou corrupto, muito menos criminoso e jamais tive minha casa invadida por policiais federais cumprindo mandados de busca emitidos pela Justiça Federal, assim como jamais fui indiciado, muito menos condenado por qualquer crime, jamais cumpri qualquer tipo de pena restritiva de liberdade, muito menos tenho meu nome na lista de procurados pela Interpol. Suspeito que o Sr. não possa fazer as mesmas afirmações. Também não sou “esse cara”!
  Muito pelo contrário. Sou um exemplar e orgulhoso servidor público da República Federativa do Brasil, uma nação soberana na qual vige o estado democrático de direito. Sou agente ambiental federal do IBAMA e tenho meu salário pago pelo contribuinte brasileiro exatamente para combater criminosos ambientais, dentre estes os traficantes de animais, sejam eles locais ou internacionais. Portanto, o Sr. é sim meu inimigo. O Sr. e todos os que como você acreditam que podem enriquecer através do tráfico de animais silvestres ou da destruição do meio ambiente. Para isso, sou bem pago pelo Estado Brasileiro, de modo que não necessito de nenhuma fonte extra de renda, como o Sr. argumenta no caso da venda do meu livro.
  Não preciso, nem deveria, mas vou lhe informar que o valor cobrado pelo livro “O Brasil na Rota do Tráfico Internacional de Animais Silvestres - A História da Operação Boitatá e a Serpente de Um Milhão de Dólares”, disponibilizado na Amazon, diz respeito ao valor mínimo permitido por esta empresa, que varia em função do tamanho do arquivo e outras características contratuais.
  Jamais tive a intenção de obter qualquer tipo de lucro com o mesmo, tanto que sempre que permitido pela Amazon, através de promoções, os mesmos eram disponibilizados com o preço mais baixo possível e por vezes de forma gratuita, sendo inclusive recomendado pelo Sr. em sua pagina do Facebook na última promoção a US$0,00.
  A principal razão de existir do livro é "apenas" divulgar um dos mais emblemáticos casos de tráfico internacional de animal silvestre raro já documentado no mundo e, usando o mesmo como exemplo e ponto inicial, apresentar minhas idéias e percepções sobre o cativeiro de animais silvestres, nas suas mais diversas formas, sejam elas ilegais ou mesmo legais.
  De qualquer maneira, chega a ser no mínimo interessante receber críticas sobre a obtenção de lucro indevido vindas de um criminoso condenado em seu país e que cometeu diversos crimes aqui no Brasil, visando unicamente a obtenção de lucro indevido. Contudo, se a venda de meu livro lhe desagrada tanto, de boa fé, o coloquei, tanto a versão em português, como a versão em inglês, em uma licença Creative Commons e os estou disponibilizando para download gratuito*, para sempre, no Google Drive.

                                                                   Português                                                       Inglês

  Talvez isso lhe agrade e o estimule a também disponibilizar de forma gratuita o seu DVD “Boa Constrictor Keeping And Breeding”, vendido a US$69,99 ou quem sabe, até mesmo as serpentes de milhares de dólares que são vendidas em seu site.
  Fico feliz em saber que em breve teremos à disposição um livro de retratação “honesto” escrito pelo Sr.. Ficarei feliz em compra-lo ou, face à sua forte convicção contra a venda de livros, baixo-lo de forma gratuita. Contudo, pode parecer ignorância minha, mas acredito que o Sr. deveria ter apresentado essa versão “honesta” dos fatos à Justiça dos EUA, logo após de seu indiciamento por vários crimes federais e assim evitar sua condenação e a sentença de um ano de prisão domiciliar e suspensão das suas atividades comerciais internacionais por igual período. Porém, não entendo muito sobre o funcionamento da Justiça no seu país.
  Também fico feliz em saber que sua dívida com a justiça dos EUA foi quitada. Porém, no que diz respeito ao Brasil, local que sofreu diretamente as consequências dos seus atos, sua dívida continua extremamente alta. O Sr. continua com um mandado de prisão a ser cumprido e, devido a isso, seu nome continua no site da Interpol, como procurado pelas autoridades judicias do Brasil por tráfico internacional de animais silvestres. Os processos criminais contra o senhor e a Sra. Giselda Candiotto, que são acusados de diversos crimes federais, ainda está em curso e, caso condenados por todos, ambos podem vir a serem sentenciados a mais de 10 anos de cadeia.
  Todavia, para não parecer que estou impondo minhas opinões sobre a sua pessoa e ouvindo apenas o que dizem as autoridades brasileiras, fiz o que qualquer um faria nos dia hoje, coloquei seu nome no Google e através dele encontrei os seguintes textos:

"Brother And Sister Charged With Conspiring To Unlawfully Import Rare White Boa Constrictor Into The United States From Brazil”; "conspiring to unlawfully import a rare white leucistic boa constrictor from Brazil into the United States for the purpose of breeding it with other boa constrictors and selling its offspring for a profit.”; “The maximum potential penalty for the conspiracy count is five years in prison. The potential penalty for importing merchandise contrary to law count is 20 years and submitting false information on a USFWS form carries a potential penalty of five years in federal prison”; ”Jeremy Stone was sentenced to serve 12 months’ home confinement”; ”extremely rare (and extremely valuable), white, leucistic boa constrictor that was found in the wild in Brazil.”; ”Seven boa constrictors seized in connection with an illegal wildlife smuggling scheme have been returned to the government of Brazil”; “including actors motivated by greed who illegally smuggled rare and precious wildlife across international boundaries”; “The successful prosecution of Mr. Stone and the recovery and repatriation of the offspring from this rare and valuable leucistic boa constrictor are due to the exceptional cooperation between the United States and Brazilian authorities”; “Diamond Princess” (sic) that was found in the Niterói district of Rio de Janerio in 2006. Because of its rarity, Brazilian authorities housed the white boa at the Niterói Zoo, a private foundation that rescued and rehabilitated injured wild animals. In January 2009, Jeremy Stone, a Utah-based collector, breeder and seller of reptiles, traveled to Brazil, secured possession of the snake and unlawfully returned with it back to the United States.”

  Interessante notar que todos, absolutamente todos os textos acima foram retirados das paginas oficiais do Departamento de Justiça dos EUA e do FBI (Federal Bureau of Investigation). Será que essas instituições também são corruptas, mentirosas e tem TOC contra a sua pessoa?! Tenho certeza que não. Obviamente, a mídia americana e internacional (e.g.: The Salt Lake Tribune, KSL, The Republic, CBS News, The Washington Post, Fox13, Daily Herald, BBC News, Reuters, etc…), munida de todas essas informações, cumpriu seu papel e divulgou os mesmos fatos, despertando inclusive o interesse de diversos canais de especializados em notícias ambientais, como National Geographic, Mongabay, Huffingtonpost, dentre outros. Todos repórteres corruptos, mentirosos e com TOC contra o Sr.? Também tenho certeza que não.
  Portanto, jamais existiram duas historias diferentes. Assim como não existe a “minha teoria”. Sequer existe outra versão desta história. Ela é uma só!
  E teve início no Brasil, em 2011, através de uma investigação de quase dois anos realizada pelo IBAMA, que, dentre outros fatos, apurou que o filhote de jiboia com leucismo total encontrado no estado do Rio de Janeiro em 2006 foi levado para o ZooNit, que era administrado pela Sra. Giselda Candioto; que em 2007, o Sr. visitou o referido zoológico para ver o animal, mesmo com ele nunca tendo ficado em exposição ao público e, segundo suas próprias palavras: “… isso me levou às lagrimas. É absolutamente fantástico”; que algum tempo depois esse animal foi retirado do ZooNit pela própria Sra. Giselda Candioto e, segundo ela, veio a óbito; que tal óbito é uma farsa e finalmente, devido às diversas comparações entre as fotos e vídeos feitos no ZooNit em 2006 e os vídeos divulgados na internet pelo Sr., através de marcas individuais únicas, que a jiboia leucística retirada do ZooNit pela Sra. Giselda Candioto é exatamente a mesma jiboia leucística que estava sob sua posse, pelo Sr. chamada de “Princesa Diamante”, mesmo se tratando de um macho e sendo exibida como único exemplar vivo conhecido no mundo em seus canais de divulgação na internet (www.boaconstrictor.com, www.facebook.com/Boaconstrictorcom/, www.youtube.com/user/stonereptiles). 
  Após todos esses procedimentos investigativos administrativos, todos os fatos apurados foram enviados à Polícia Federal do Brasil, que fez sua investigação criminal, ratificou os fatos apurados pelo IBAMA e ainda descobriu fatos novos, dentre estes, sua detenção em um aeroporto internacional brasileiro acompanhado de sua irmã, que usava uma barriga falsa com um compartimento escondido e sua posterior entrada e saída do Brasil pela fronteira seca entre o estado de Roraima e a Guiana, momento no qual a serpente leucística foi ilegalmente retirada do Brasil. E também algumas fotos suas com a Sra. Giselda Candiotto, tiradas nos EUA.
   Após mais todos esses procedimentos investigativos criminais, todos os fatos apurados foram enviados à Justiça Federal do Brasil, que entendeu por bem abrir processo criminal contra todos os acusados e, através do Acordo de Cooperação Internacional, todas as informações foram enviadas à Justiça Federal dos EUA.
  Em vista dos fatos apresentados, após autorização judicial, em setembro de 2013 foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa da Sra. Giselda Candioto, pela Polícia Federal do Brasil e no criadouro "Jeremy Stone Reptiles", pelo FBI, que não logrou êxito em encontrar a jiboia leucística ilegalmente retirada do Brasil, que, segundo informado pelo Sr., morreu em janeiro de 2013. Ainda assim, o FBI apreendeu 08 (oito) filhotes da referida jiboia leucística.
  Aqui cabe fazer algumas considerações sobre essa alegada segunda morte. É no mínimo interessante notar que até o referido cumprimento do mandado de busca efetuado pelo FBI, em setembro de 2013, nada, absolutamente nada, sequer uma palavra sobre essa alegada morte havia sido dito pelo Sr., nem na sua página, nem no seu Facebook, muito menos no seu canal do Youtube. Muito pelo contrário, imagens da jiboia leucística continuavam aparecendo em praticamente todos os seus vídeos e posts. Inclusive seus funcionários a ela se referiam como estando viva e saudável.
  Apenas para fazer uma breve comparação, no dia 19 de abril de 2012, no vídeo “Boa Constrictorcom April 2012 Live Birth and Death of Boa Constrictor” (https://www.youtube.com/watch?v=xVS6BPmCoI4), após a morte de uma “simples” fêmea, o Sr., aparentemente emocionado, não só filma o ocorrido, como mostra o corpo sem vida da mesma. No dia 26 de abril de 2010, no vídeo “Tom The Cat and more Sunglow T positive Jungles(https://www.youtube.com/watch?v=DW19-rY5bQE), após a morte do gato Tom, o Sr., mais uma vez aparentemente emocionado, não só faz um vídeo praticamente inteiro sobre o referido gato (03 minutos em um vídeo de 04 minutos), como dedica uma canção de sua autoria para o próprio, além de cavar uma cova com as suas próprias mãos no jardim da sua casa, tudo isso acompanhado de todos os seus funcionários.
  Agora o Sr. quer convencer as autoridades brasileiras, americanas, seus clientes e todo o resto do mundo que o animal mais raro e valioso do planeta, segundo suas próprias palavras, o “Santo Graal das serpentes”, o animal mais importante da sua vida com o qual o Sr. tem uma ligação especial, que aparece em praticamente todos os seus vídeos, simplesmente foi colocado em um saco de lixo comum e jogado no lixo comum, sem direito sequer a uma cova? Sem uma foto? Sem um vídeo? Sem qualquer emoção? E mais, sem nada informar aos seus clientes ou mesmo aos seus funcionários, que mesmo após essa alegada segunda morte em janeiro de 2013, meses depois ainda se referiam à “Princesa Diamante” em outros vídeos (24 de abril de 2013 "Destini Rose Gift” - https://www.youtube.com/watch?v=ijkag0QE8Jk), como se o mesmo estivesse vivo e saudável? 
  Bom, em geral, quem comete vários crimes, não costuma primar pela razoabilidade das ações, muito menos pela honestidade da fala e, citando suas próprias palavras em recente post do Facebook (1 de dezembro de 2015) sobre o vídeo que confirma a existência de uma serpente de 196 pés, história tão verossímil como a sua sobre a segunda morte da “Princesa Diamante” em janeiro de 2013, … como as pessoas acreditam nisso. Eu acho que devemos acreditar em tudo que lemos”.
  E mais, caso essa fictícia segunda morte venha a ser confirmada, tal confirmação em nada lhe serviria como atenuante e sim como agravante. Afinal de contas, através das suas mãos, o animal mais raro do planeta veio a óbito em breves de quatro anos, sendo que uma jiboia chega a viver mais de 30 anos em cativeiro.
  Poucos dias após o cumprimento do mandado de busca e apreensão na casa da Sra. Giselda Candiotto, ela e seu marido Sr. José Carlos Teixeira Schirmer foram presos, visando impedir que os mesmos viessem a destruir provas. E mais, “O parecer também afirma que Giselda (Candiotto) ligou para o comprador da cobra, o americano Jeremy Stone, também denunciado, avisando-o da operação policial, o que provavelmente teria dado a ele tempo para esconder o animal”. Talvez isso explique melhor a segunda “morte” da “Princesa Diamante”. O referido casal ficou quatro meses na cadeia, só sendo libertado após Habeas Corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal.
  Ainda, em função dos fatos apresentados pelo Governo Brasileiro, em janeiro de 2014 a Justiça Federal dos EUA indiciou o Sr. por diversos crimes federais, que juntos poderiam levar a uma pena de 30 anos em uma prisão federal. Após o devido processo legal, tendo amplo direito à defesa e, segundo suas próprias palavras, sendo assessorado pelos melhores advogados dos EUA para apresentar sua versão dos fatos, em agosto de 2014, após acordo, o Sr. foi condenado e sentenciado a um ano de prisão domiciliar e suspensão de suas atividades comerciais internacionais por igual período. Em junho de 2015, a Justiça dos EUA decidiu devolver ao Brasil os sete filhotes apreendidos pelo FBI no seu criadouro (um veio a óbito antes dessa decisão).
  Portanto, mais uma vez, embora seja repetidamente dito pelo Sr., não existem duas versões desta história. O Sr. teve o tempo necessário para apresentar sua versão dos fatos, teve o assessoramento dos melhores advogados dos EUA, teve acesso ao devido processo legal e mesmo assim, todos os fatos apresentados pelas autoridades brasileiras às autoridades americanas foram confirmados e a história se manteve, tanto que o Sr. foi condenado a um ano de prisão domiciliar nos EUA e continua com um mandado de prisão a ser cumprido no Brasil ou pela Interpol.
  O livro "O Brasil na Rota do Tráfico Internacional de Animais Silvestres - A História da Operação Boitatá e a Serpente de Um Milhão de Dólares" apenas descreve todos esses fatos de forma detalhada, e só foi disponibilizado na Amazon após toda a história ter sido amplamente divulgada pela grande mídia e se tornado pública e notória. Portanto, não há nada de ilegal ou mesmo moralmente questionável no mesmo.
  E, aproveitando para responder um antigo comentário seu feito no Facebook (24 de setembro de 2014) Eu entendo que o IBAMA possa ser corrupto. Contudo o problema com a coisa toda é esse… A minha jiboia branca é mesmo Brasileira?. Interessante notar que essa mesma pergunta vem sendo feita por grande parte da comunidade de mantenedores de serpentes, em diversos fóruns espalhados pelo mundo desde novembro de 2010, quando o Sr. postou os dois  primeiros vídeos sobre a “Princesa Diamante”. Também  interessante notar que desde essa época, nunca, jamais, em momento algum o Sr. apresentou qualquer origem legal sobre esse animal. Assim sendo, respondendo à sua pergunta de forma clara e categórica: sim, absolutamente sim! A “sua jiboia branca”, chamada pelo Sr. de "Princesa Diamante”, é brasileira, foi roubada do Brasil pelo Sr. e portanto jamais lhe pertenceu!!! Sim, a “sua jiboia branca" é exatamente a mesma jiboia leucística que estava no ZooNit em 2006 e que foi traficada pelo Sr. para os EUA em 2009. Não existe qualquer duvida com relação a isso. Não existe qualquer erro de tradução entre cobra, serpente ou jiboia. Não existe qualquer dúvida no Brasil. Não existe qualquer duvida nos EUA: “extremely rare (and extremely valuable), white, leucistic boa constrictor that was found in the wild in Brazil”, ““Diamond Princess” (sic) that was found in the Niterói district of Rio de Janerio in 2006" essas são as exatas palavras publicadas respectivamente pelo Departamento de Justiça dos EUA e pelo FBI.
  E mais, não existem ocorrências de serpentes de vida livre da subespécie Boa constrictor imperator em áreas de Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro. Portanto, a “sua jiboia branca”, ao contrario do que vem sendo dito pelo Sr., visando unicamente tentar esconder a verdade sobre a sua origem ilegal (“Princess Diamond: BCI”), pertence à subespécie Boa constrictor constrictor.
  Infelizmente para o Sr., nem mesmo os melhores e mais bem pagos advogados do planeta tem a capacidade de mudar os fatos ocorridos, podendo apenas intervir na minimização da pena imposta ao réu, como aparentemente foi o que ocorreu no caso em comento.
  Felizmente para o Sr., sempre existirão pessoas capazes de acreditar em qualquer coisa, por mais absurda que possa parecer, mesmo com todos os fatos dizendo o contrário, simplesmente para tentarem justificar seus atos, visando manter direitos que consideram seus.
  Sim, sou seu inimigo. Mas não pense que se trata de algo pessoal, do tipo eu contra você. Não, é muito maior do que isso. É a luta do bem contra o mal! Sim, sou seu inimigo, assim como sou inimigo de todos os que se assemelham a você, seja em atitude, cumplicidade ou por achar razoável suas atitudes. E assim me manterei até o fim dos tempos. Não haverá retratação. Nem hoje, nem nunca! Jamais!
  E não estou sozinho nessa luta. Agentes do IBAMA estão comigo! Policiais e Delegados Federais estão comigo! Procuradores e juízes da Justiça Federal estão comigo! Jornalistas, alunos e pesquisadores de universidades, ONGs e cidadãos de bem que ainda querem tentar preservar o meio ambiente e que ainda desejam que seus filhos e netos possam conhecer animais silvestres livres e não apenas em zoológicos ou presos em gaiolas, também estão comigo! E todos também são seus inimigos.
  Somos poucos, mas somos muitos e estamos espalhados por todo o planeta. Somos poucos, mas somos determinados, perseverantes e estamos conectados. Somos poucos, mas acreditamos em uma causa e não apenas no falso poder do dinheiro, pois temos a plena consciência de que somos a ultima e tênue linha que separa os lobos das ovelhas, ou melhor dizendo, os humanos mal intencionados dos animais silvestres de vida livre. Somos a ultima e tênue linha que talvez ainda possa salvar a humanidade de seu fim trágico em virtude dos abusos contra o meio ambiente, sendo o tráfico de animais silvestres o mais cruel, medieval e obtuso destes abusos.
  O chimpanzé Jimmy, antigo cativo do ZooNit e agora vivendo em um santuário, jamais retornará à liberdade na selva e está pagando com uma vida inteira atrás das grades pelo divertimento de humanos. Orcas e golfinhos ainda pagam com uma vida inteira de sofrimento no cativeiro também para a diversão de humanos. A “Princesa Diamante” pagou com a vida pela sua ganância e pela vaidade dos que desejam ter um animal “diferente" preso em uma caixa dentro de casa (embora ainda não acredite nessa versão absurda da segunda morte desse animal). O leão Cecil, morto por outro milionário americano, pagou com a vida pela vil crueldade deste caçador e pela ganância de seus cúmplices. Dezenas dos últimos rinocerontes pagam com a vida a retirada de seus chifres para a confecção de “poções mágicas”, sendo que os mais raros tem que ficar 24 horas por dia sob a vigilância de guardas fortemente armados para não serem mortos. Centenas dos últimos elefantes pagam com a vida, pela retirada de seus dentes para abastecer o mercado ilegal de marfim. Centenas de leões, tigres, onças, ursos, veados, girafas e todo tipo de animais silvestres também pagam com a vida para servirem de troféus de caça e terem as fotos de seus cadáveres divulgadas nas redes sociais ao lado de seus executores. Milhões de tubarões pagam com a vida pela retirada de suas barbatanas para servirem sopas aos novos ricos. Orangotangos são explorados sexualmente. Os animais silvestres de todo o planeta estão expostos à toda sorte das mais absurdas e inusitadas idiotices que o ser humano é capaz, por motivos que sequer chegam a ser minimamente razoáveis.
  Somos a última e tênue linha que ainda tenta impedir que mais animais silvestres venham a sofrer os horrores do cativeiro. Que ainda tentar libertar os já cativos e lhes dar um final de vida minimamente razoável. Somos a última e tênue linha que ainda tenta impedir que os que tombaram mortos nessa luta, sejam animais ou humanos, não sejam esquecidos, que suas mortes não tenham sido em vão e que seus algozes recebam o que merecem. Não haverá descanso. Não enquanto houver um animal sofrendo no cativeiro ou sendo caçado por motivos vis.
  Não tenho absolutamente nenhum medo do Sr., muito menos de seus advogados, que, em uma audiência sobre tráfico internacional de animais silvestres, usam ternos de pele de cobra para mostram o quanto amam os animais e o meio ambiente (?!). Meus "irmãos de armas" tampouco têm medo do Sr.. Lidamos cotidianamente com todo o tipo de criminosos ambientais e seus advogados, já estamos acostumados. A luta ensina a lutar. Infelizmente, contrapondo o sugerido por Nietzsche - “Quem luta com monstros deve velar por que, ao fazê-lo, não se transforme também em monstro” - monstros nos tornamos. Assim sendo, estou totalmente à sua disposição para encarar qualquer tipo de desafio que seja proposto pelo Sr.. Qualquer dia, qualquer hora, em qualquer lugar! No "campo de batalha" que você escolher, com as "armas" que você quiser! Sempre estarei!
  Portanto, Sr. Jeremy Stone, lhe adianto que não haverá retratação! Não haverão desculpas por defender a fauna silvestre do Brasil de traficantes internacionais de animais silvestres! Não haverá trégua! Nem hoje, nem nunca! Os desmatadores da Amazônia não a terão! Os garimpeiros ilegais não a terão! Muito menos a terão os caçadores, os traficantes ou as grandes empresas poluidoras, sejam elas nacionais ou estrangeiras. A seu tempo, um a um, todos os destruidores do meio ambiente  serão investigados, procurados, localizados, multados e entregues à Justiça para, após o devido processo legal, receberem sua graduada pena justa e legal. Não serão seus patéticos e falaciosos comentários de Facebook, muito menos suas paródias infantis de videoclipes adolescentes que me farão parar.
  Em tempo, cabe lhe relembrar, que seu mundo ficou um pouco menor. O Sr. ainda tem um mandado de prisão a ser cumprido aqui no Brasil e portanto, seu nome continua na lista de procurados por tráfico internacional de animais silvestres pela Interpol, que está presente em 190 países. Ou seja, suas opções fora dos EUA estão bastante limitadas. Não haverão mais férias maravilhosas no Rio de Janeiro com a vista “insana” do Cristo Redentor - sua primeira foto no Facebook. Não haverão mais visitas a amigos na Itália, nem exposições e road trips pela  Alemanha, Holanda, Suíça ou qualquer outro pais da Europa, nem no Japão, nem captura de animais silvestres nas selvas Guiana ou de qualquer país da America Latina.
  E mesmo que o Sr. decida ir a um país aonde não existe Interpol (acho que Tuvalu se enquadra) sempre existe a possibilidade de uma conexão alterada ou mesmo de um pouso não programado em um país não previsto. O Sr. já teve a sorte de não ser detido pela Interpol, quando foi a Itália em julho de 2013, para ver o primeiro descendente leucístico da “Princesa Diamante”. Que essa mesma sorte sempre o acompanhe, caso contrário …
  Mas não é só. O IBAMA, a Polícia Federal e a Justiça Federal do Brasil estão levando à frente os procedimentos necessários para a realização do repatriamento de todos os descendentes da serpente leucística traficada do Brasil para o seu criadouro e vendidos pelo Sr. para diversos países. Também estamos tentando viabilizar o cancelamento da sua licença CITES Internacional. Ou seja, embora consideremos o caso da “Princesa Diamante” como uma batalha já vencida, ainda existe uma tempestade de desdobramentos a serem efetivados.
  Com relação às dezenas de filhotes de jiboia com leucismo total sendo atualmente vendidos pelo Sr., embora seja alegado que eles são oriundos de um “projeto 100% legal”, pois existem “diversas linhagem diferentes”, como em nenhum momento foi apresentado pelo Sr. qualquer evidencia de que o Sr. possua qualquer outra matriz com o gene do leucismo, sendo esse gene recessivo, só podemos inferir que todo e qualquer animal com tal característica descende da jiboia leucística ilegalmente retirada do Brasil pelo Sr., ou será que devemos acreditar em outra história de que após a suposta morte deste animal, o gene do leucismo, por pura sorte, passou a aparecer em seu criadouro, sem qualquer relação direta com a desaparecida serpente leucística brasileira? A origem de todos esses filhotes serão investigadas e após a confirmação de sua ascendência, todos serão repatriados ao Brasil, não importando em que país do mundo estejam. Acredito que o Sr. conheça a afirmativa que “o crime não compensa”?!
  Resumindo: Não passarão!!! Nessa guerra silenciosa, talvez a última guerra, ou vencem os bons, ou pereceremos todos.
  Não passarão!!!
   Verás que um filho teu não foge a luta. Nem teme, quem te adora, a própria morte”, exalta o hino nacional brasileiro.
  O Sr. veio ao Brasil em 2007 e 2009, foi bem recebido, porém suas visitas foram unicamente motivadas pelo cometimento de diversos crimes, movido por pura ganância e visando apenas o lucro indevido e, mesmo com a plena certeza da ilicitude dos seus atos, o Sr. fez a escolha consciente pelo crime, que demorou anos para sua completa efetivação. Deste modo, acredito que apenas lhe reste aceitar as consequências das suas escolhas.
  Se até o presente momento o Sr. ainda não entendeu porque a perseguição continua, lhe digo, resumida e categoricamente que a mesma só irá cessar quando toda a sua dívida com a República Federativa do Brasil for quitada, ou seja, somente após o cumprimento de sua pena de reclusão aqui no Brasil e somente depois que o Nascimento (“Princesa Diamante") retornar às nossas terras tupiniquins, vivo e sadio, assim como todos os seus descendentes, filhos, netos e todos da sua linhagem.
  Nem um segundo antes!!!

Carlos Magno Abreu

********************************************************************************
Informações Oficiais
Department of Justice - 08jan2014 - The United States Attorney's Office "Brother And Sister Charged With Conspiring To Unlawfully Import Rare White Boa Constrictor Into The United States From Brazil"

Department of Justice: Environmental Crimes Section – Monthly Bulletin - September 2014
p.11 “United States v. Jeremy Stone, No. 2:14-CR-0009 (D. Utah), AUSA Jared Bennett. - On August 18, 2014, Jeremy Stone was sentenced to serve 12 months’ home confinement as a condition of a one-year term of probation. Jeremy Stone is the owner of Jeremy Stone Reptiles, which breeds and sells boa constrictors. In January 2009, Stone arranged for the shipment offour boa constrictors from Miami, Florida, to Lindon, Utah. This shipment came from Guyana. The official documents stated that these four boa constrictors were caught in the wild in Guyana. One of them, however, was an extremely rare (and extremely valuable), white, leucisticboa constrictor that was found in the wild in Brazil. Brazil does not allow the export of wildcaught snakes and, therefore, Brazil would not issue a CITES permit for its export.”

Department of Justice, Office of Public Affairs - 17jun2015 - “United States Repatriates Seven Boa Constrictors to Brazil” 

FBI - 17jun2015 - “United States Repatriates Seven Boa Constrictors to Brazil”

INTERPOL Wanted Persons

Brasil MPF Procuradoria Geral da República - 04dez2013 - “MPF opina pela manutenção da prisão de acusados de traficar jiboia rara” 

TV
Globo Fantástico - 06out2013 - “Jiboia rara, que pode custar até US$ 1 milhão, está desaparecida"

Fox13 - 09jan2014 - “Utah brother and sister busted for allegedly smuggling rare snake”

Fox13 - 17jun2015  - “U.S. Attorney for Utah ‘repatriates’ 7 boa constrictors to Brazil. Seriously.”

Reportagens
National Geographic - 07mai2014 - “Brazilian Investigators Cracking the Case of Missing One-of-a-Kind Snake - Search continues for a rare boa constrictor stolen from Brazil to breed for the reptile trade.” (Laurel Neme)
"Il rapimento del boa bianco - il serpente da un milione di dollari"

Mongabay - 04nov2015 - “Latin American illegal wildlife trade exploding in scope and scale”/Laurel Neme

********************************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário